sábado, 23 de março de 2013

O Ambiente Alfabetizador


Os objetivos da educação infantil devem visar o desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual da criança, objetivando sua autonomia, autocontrole e confiança para se expressar e se comunicar. 
A proposta de Vygotsky  traz em sua concepção que a sala de aula  deve ser considerada um lugar privilegiado, onde os conhecimentos devem ser articulados entre o professor e o aluno. Nesse processo interativo todos devem ter a oportunidade de falar e dar as suas opiniões, e as idéias devem ser levadas em 
consideração, mesmo que o indivíduo em questão seja uma criança de apenas cinco anos de idade. Com esse processo dinâmico pode se dar a construção de conhecimentos. 
O educador que tem como finalidade principal a aprendizagem de seus alunos. Deve proporcionar uma sala de aula que lhes permita ter acesso a diversos tipos de cultura escrita, com os quais possam interagir. Um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar.








Um comentário:

  1. Ah!!! Que lindo! Participar do desenvolvimento de cada um desses pequeninos é um privilégio!!!

    ResponderExcluir